Magistrado lutava contra um câncer de pulmão descoberto recentemente; Tribunal decreta luto oficial de três dias
O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) Gracio Ricardo Barboza Petrone faleceu na madrugada desta quarta-feira (17), em Tubarão, aos 64 anos, vítima de um câncer no pulmão, diagnosticado recentemente.
Natural de Rio Grande (RS), o magistrado residia em Tubarão desde o final da década de 1980. Ele deixa três filhas: Laura, Pietra e Amanda Tellechea Petrone.
O velório acontece nesta quarta-feira (17), na Funerária São Mateus, no bairro Morrotes, em Tubarão, até as 20h.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gracio ingressou na Justiça do Trabalho catarinense em 1989. Atuou em diversas comarcas, como São Miguel do Oeste, Videira e Criciúma, até assumir a 1ª Vara do Trabalho de Tubarão, onde construiu grande parte de sua trajetória.
Em 2009, foi promovido a desembargador do TRT-SC. Ao longo da carreira, dirigiu a Escola Judicial (2010/2011), exerceu a função de corregedor (2014/2015), foi conselheiro do CSJT (2016) e presidente do TRT-SC no biênio 2016/2017.
Além do Direito, Gracio também era formado em Psicologia pela Unisul, onde lecionou no curso de Direito.
Em nota oficial, o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, decretou luto oficial de três dias, destacando que Gracio “prestou relevantes serviços à Justiça do Trabalho e à sociedade catarinense e brasileira, ao longo de sua trajetória como magistrado”.
#Tubarão #TRTSC #Luto #JustiçaDoTrabalho #Desembargador