Verba de R$ 200 mil foi devolvida ao Governo do Estado após revisão de projeto inadequado; nova proposta inclui restaurante, mezanino e bancas de pescado nas Docas do Centro Histórico
O município de Laguna devolveu R$ 200 mil ao Governo do Estado, verba que havia sido repassada para a execução da primeira etapa do antigo projeto da Casa do Peixe, que não saiu do papel. A devolução foi realizada pela Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri), que agora trabalha em um novo projeto mais moderno e dentro das exigências sanitárias para o local.
O plano anterior estava em desacordo com a legislação vigente e previa apenas o uso da parte interna do prédio. Com a reformulação, o novo projeto da Casa do Peixe promete transformar o espaço nas Docas do Centro Histórico em um ambiente funcional, turístico e adequado ao beneficiamento e venda de pescados.
A nova proposta contempla:
Área externa com bancas de pescado para comerciantes;
Restaurante no primeiro andar;
Mezanino com vista para a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, destinado a eventos e uso público.
Na última semana, o secretário-executivo de Pesca e Aquicultura, Tiago Frigo, confirmou o recebimento da verba devolvida e aguarda a apresentação do novo projeto arquitetônico para viabilizar a liberação de novos recursos.
A Casa do Peixe continua interditada pela Defesa Civil e Seplan desde o início do ano, por conter documentos e bens públicos. A expectativa é que, com a reformulação e a aprovação dos projetos complementares, as obras finalmente saiam do papel, beneficiando pescadores, moradores e turistas da cidade.