O quartel conta com cerca de 700 metros quadrados. A área de atuação da corporação abrange os municípios de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio.
Foi inaugurada a nova sede dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio no bairro Encruzo, em Jaguaruna, a estrutura física foi concluída em 2020, e já está em funcionamento. O quartel conta com cerca de 700 metros quadrados. A área de atuação da corporação abrange os municípios de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio.
O atual presidente da Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Jaguaruna, Anderson de Carvalho Nandi, relembrou a trajetória desde a fundação dos Bombeiros Voluntários na região em 2007 e agradeceu a todos que contribuíram nesses 14 anos de atividades. Em seu discurso, o ex-presidente Evaldo Duarte Espindola também recordou algumas das muitas ações promovidas pela corporação para arrecadar recursos.
Segundo o comandante Ugo Leonardo Medeiros a nova sede teve um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e conta com central de operação, sala de reunião e gerenciamento de crise, sala de comando, sala de estar com jogos, cozinha, dormitórios masculino e feminino; sala de aula, depósito, almoxarifado, sala de assepsia, lavanderia e vestiário. Uma garagem para abrigar as viaturas está em construção nos fundos do quartel e deve ser concluída até o final do ano. O comandante também conta que a corporação planeja construir um auditório para eventos em breve.
A solenidade contou com a presença de autoridades dos três municípios, deputados e a comunidade. Prefeitos, comandantes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária, Bombeiro Militar, Saer/Sarasul parabenizaram os voluntários pela conquista.Os deputados estaduais Ismael dos Santos e José Milton Scheffer fizeram uso da palavra destacando investimentos para que a nova sede se tornasse realidade.
A banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (28° GAC) de Criciúma animou o ato com o hino nacional e outras músicas tocadas pelos soldados.