Enchentes no Vale do Itajaí Forçam Cancelamento Temporário das Festividades; Prefeitura Estende o Calendário
Oktoberfest de Blumenau — Foto: Clio Luconi Fotografia/Divulgação A edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, que ocorre desde 1984, foi a primeira da história a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura. A informação foi confirmada pela prefeitura da principal cidade do Vale do Itajaí, que anualmente recebe foliões em outubro.
A festa, que é considerada a mais alemã das Américas, entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no Parque Vila Germânica.
Por causa da pandemia, ela não aconteceu em 2020 e 2021.
Com previsão de enchente no Vale do Itajaí, com potencial de atingir o Parque Vila Germânica, onde acontecem as festividades, as atividades previstas para sexta-feira (6), sábado (7), domingo (8) e segunda (9) foram canceladas. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10).
A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora vai terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicialmente previsto.
Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, em comunicado na web, o Rio Itajaí-Açu subiu 7 metros em menos de 24 horas nesta semana. "Choveu 90 milímetros em um curto espaço de tempo."
Para os próximos dias, segundo a ele, a previsão indica até 140 mm na cidade. "Somado com o que já choveu nesses últimos dias, é mais que a média do que chove no mês", comentou.
A primeira edição da festa na cidade, inspirada nas festividades de Munique, na Alemanha, começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade, após grandes enchentes que marcaram aquela década. Àquela época, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, a edição recebeu 102 mil pessoas. Com 10 dias, a festa proporcionou a venda de 12 toneladas de alimentos.
Marcelo Greuel, secretário de turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, aponta que a festa ajudou a recuperar a confiança e economia da cidade.
Nem em 1990, quando 21 pessoas morreram durante uma enchente na cidade, que ocorreu em meio ao calendário da festa, houve suspensão do evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/N/R/HcGgBvTX62MOYFtYgE5Q/parque-das-itoupavas-amanhece-alagado.jpeg)
Parque das Itoupavas, em Blumenau, nesta quinta-feira (5) — Foto: Felipe Salles/NSC TV
Naquela época, enquanto 80 mil foliões dançavam nos pavilhões do antigo Parque de Exposições Proeb, a 12 quilômetros dali, no Sul de Blumenau, a cidade enfrentava a maior tragédia da história da cidade até então. A enxurrada, embora rápida, levou casas inteiras, arrastou carros, ônibus, desbarrancou encostas e soterrou famílias.
Os temporais, que já resultaram na morte de um homem em Rio do Oeste, na mesma região de Blumenau, devem voltar a se intensificar na sexta-feira. Segundo a Defesa Civil estadual, a previsão indica dias com chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria, até domingo (8).
Segundo o órgão, em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, há "risco muito alto para enxurradas e alagamentos" a partir da tarde de sexta-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/S/o/f7mJorQ2iPAYPEkJcKdQ/enchente-blumenau-avenida-beira-rio-centro-da-cidade-foto-castro-1-944x531.jpg)
Rio Itajaí-Açu em Blumenau atingiu 8,50 metros às 7h da manhã desta quinta-feira — Foto: Patrick Rodrigues/ NSC