Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, com mínimas elevadas e máximas entre 35°C e 38°C
Santa Catarina está sendo atingida por uma onda de calor atípica, que terá temperaturas 5°C acima da média e se estenderá até o início de março. A nova onda de calor, que começou nesta segunda-feira (24), deve durar entre 10 a 15 dias. De acordo com a Defesa Civil, as máximas podem chegar a 35°C e 38°C durante o período, e as mínimas também serão altas, variando entre 23°C e 26°C, especialmente na Grande Florianópolis.
Essa é a terceira onda de calor registrada em 2025 em Santa Catarina, com a segunda ocorrendo já em fevereiro. No último fim de semana, San Juan, na Argentina, atingiu 42,4°C, e cidades do Rio Grande do Sul também enfrentaram temperaturas extremas, com registros entre 36,4°C e 32,7°C.
O que provoca a onda de calor?
Esse fenômeno climático, conhecido como bolha de calor, ocorre devido à presença de uma área de alta pressão que permanece estacionária por vários dias ou até semanas. Isso impede a chegada de massas de ar mais frescas, fazendo com que o ar quente fique preso próximo à superfície, aumentando as temperaturas locais.
Segundo a MetSul Meteorologia, a situação é atípica, com a temperatura do ar comprimido elevando ainda mais as condições extremas. As temperaturas também permanecem muito altas durante a noite, o que agrava ainda mais o desconforto da população.
A população foi orientada pela Defesa Civil a adotar cuidados em meio a essas temperaturas extremas, especialmente em atividades ao ar livre e na hidratação.
#OndaDeCalor #TemperaturasExtremas #SantaCatarina #Verão2025 #DefesaCivil #CuidadosComOCalor #VerãoQuente