Domingo, 06 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
GERAL

Papa Francisco chegou perto da morte; médicos cogitaram interromper tratamento

Pontífice, de 88 anos, enfrentou grave pneumonia e quase não resistiu, segundo médico do Hospital Gemelli

Vaticano, 26/03/2025 10h23 | Por: Redação

O papa Francisco esteve à beira da morte durante sua internação no Hospital Gemelli, em Roma. A revelação foi feita pelo médico Sergio Alfieri, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera. Segundo ele, os médicos cogitaram interromper o tratamento para que o pontífice "morresse em paz".

A crise mais grave ocorreu em 28 de fevereiro, quando o papa, de 88 anos, sofreu uma complicação respiratória e quase se engasgou com o próprio vômito. "Havia risco real de que ele não sobrevivesse. Tivemos que escolher entre parar e deixá-lo ir ou continuar com todos os tratamentos possíveis, mesmo correndo risco de danificar outros órgãos", disse Alfieri.

O papel decisivo do enfermeiro pessoal

De acordo com o médico, foi o enfermeiro pessoal do papa, Massimiliano Strappetti, quem insistiu para que a equipe médica seguisse com o tratamento. "Ele dizia: 'Tente de tudo; não desista'. Durante dias, corremos o risco de comprometer os rins e a medula óssea, mas continuamos, e o corpo dele respondeu", explicou Alfieri.

Internado desde 14 de fevereiro para tratar uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla, o papa enfrentou complicações devido a uma pleurisia na juventude, que resultou na remoção de parte de um de seus pulmões.

Após 38 dias de internação, Francisco recebeu alta no último domingo (23) e segue em recuperação no Vaticano. Os médicos recomendam mais dois meses de repouso, com tratamento farmacológico e sessões de fisioterapia respiratória e motora.

#PapaFrancisco #Vaticano #Saúde #HospitalGemelli #Fé #Recuperação #Papa

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!