Segundo a empreiteira a paralização foi em virtude dos atrasos nos repasses dos convênios.
A decisão de interromper os trabalhos partiu da empreiteira JR Construções e Terraplanagem e foi comunicada à prefeitura em 6 de fevereiro.
O ofício protocolado pela JR foi assinado pelo engenheiro civil Everton Silvano Silvestre. O documento diz que “em virtude dos atrasos nos repasses dos convênios o avanço do cronograma financeiro não está acompanhando a evolução física da obra”.
Para o prefeito na ocasião Joares Ponticelli, essa situação não chegava a preocupar pois se tratava, segundo a própria empreiteira, de uma paralisação temporária.
“Quando um novo Governo se instala é normal que operações de repasse de recursos sejam tratadas com maior cautela até que tudo se organize. Tivemos uma situação semelhante nas obras de revitalização dos acessos em 2017, que foram viabilizadas através de um convênio de R$ 20 milhões com o Estado. Quando mudou o Governo os repasses dos recursos tiveram um atraso, mas foram retomados na sequência, que é o que esperamos acontecer desta vez na rua dos Ferroviários e demais obras do Plano 1000”, explica o prefeito.
Em 30 de março o Governo Jorginho Mello anunciou que a obra seria retomada nos próximos dias com o calendário de pagamentos para reinício das obras já iniciadas no Estado.
O Secretário da Casa Civil, Deputado Estêner Soratto, esteve dia 30 de março na Prefeitura de Tubarão para explicar como funcionarão os pagamentos para as obras que contam com recursos do Governo do Estado e já iniciaram. Todas elas irão reiniciar nas próximas semanas.
“Não podemos mais pagar pelo famoso PIX. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado já proibiram esse modo de pagamento por faltar transparência na forma que o dinheiro é aplicado. Por isso, foi preciso achar uma solução para que as obras reiniciassem”, disse o Secretário.
A primeira obra de Tubarão que deve retornar é a Rua dos Ferroviários, já que o atual estado da via atrapalha o dia a dia dos moradores.
“O Jorginho conhece o atual problema e deu a atenção necessária. O primeiro e único pagamento do Estado para essa obra foi em 22 de junho de 2022, depois não teve mais nenhum repasse. Com isso, o Governador ordenou que em Tubarão a Rua dos Ferroviários fosse a primeira obra a ser reiniciada”, explicou Soratto.
O Secretário alertou que nesses primeiros meses do ano, os pagamentos precisaram ser pausados para que todas as Secretarias passassem por um diagnóstico para entender a real situação financeira de Santa Catarina.