Fruto dos contatos iniciados pelo prefeito Agnaldo Filippi na Itália em abril deste ano, o município de Pedras Grandes recebe em outubro a visita de uma delegação da província de Belluno.
O grupo ligado à Associação Bellunesi Nel Mondo promove uma viagem à América do Sul com visitas a Argentina e ao Brasil. Pedras Grandes foi incluída no roteiro devido a forte presença da imigração italiana e pelo fato do município estar propondo um Pacto de
Amizade (cidades irmãs) com a cidade de Belluno.
No sul de Santa Catarina, o grupo liderado pelo presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo, Oscar de Bona, pretende visitar as cidades de Urussanga, Nova Veneza, Laguna e Pedras Grandes, onde o prefeito Agnaldo Filippi vai organizar uma recepção no dia 24 de outubro, as 9 horas, na localidade de Azambuja - o berço da colonização italiana.
“Já estamos nos preparando para receber os italianos em nossa cidade que foi incluída no roteiro após os esforços que empreendemos na Itália para lembrar que a imigração começou por Azambuja em 1877”, informa Agnaldo Filippi.
Com a recepção aos italianos o município de Pedras Grandes pretende desencadear uma parceria com a Associação Bellunesi Nel Mondo a fim de integrar o museu digital de Azambuja, que está sendo construído com a forma da Torre de Pisa, com o museu multimídia da associação sediado na cidade de Belluno. “Vamos trocar experiências e conteúdos a fim de mostrar as nossas raizes italianas através de parcerias com a Italia”, conclui Agnaldo Filippi.