Prefeitura descarta ligação com dragagem da Baía da Babitonga e investiga causas da mortandade
Reprodução/São Chico Online O aparecimento de peixes de grande porte mortos na Praia do Ubatuba, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, despertou preocupação entre moradores locais nesta semana. As espécies identificadas — pampo e miraguaia — podem atingir até 1,5 metro de comprimento e pesar entre 50 e 60 quilos. Dois exemplares foram encontrados na areia, e outro foi visto boiando no mar.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores relacionaram o episódio às obras de dragagem da Baía da Babitonga, o maior projeto de engordamento de praias do país em extensão, que ocorre entre as regiões do Sumidouro e Itapoá.
Ao ND Mais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, contudo, afirmou que o Programa de Monitoramento de Praias registrou apenas três ocorrências e que “não há indícios ou estudos que apontem relação entre a mortandade e as obras de dragagem”. A pasta reforçou que “não é possível estabelecer correlação direta entre os fatos” até o momento.
Um relatório técnico está sendo elaborado pelas empresas responsáveis pela fiscalização ambiental para investigar se há conexão entre os casos e a dragagem.