Modalidades de emalhe anilhado e cerco/traineira registram alta produtividade, com destaque para o arrasto de praia.
Os pescadores de Santa Catarina capturaram cerca de 1,1 mil toneladas de tainha nas modalidades de emalhe anilhado e cerco/traineira na safra de 2024. O Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (MPA) aponta que, na modalidade emalhe anilhado, foram 737,7 toneladas capturadas por 123 embarcações autorizadas neste ano. Já na modalidade cerco/traineira, foram 384 toneladas, com oito embarcações autorizadas.
Esses números se somam aos do arrasto de praia, que capturou 1,7 mil toneladas de tainha. A captura da pesca da tainha na modalidade cerco/traineira encerra oficialmente nesta quarta-feira (31). Apesar de ter a mesma data prevista para encerramento, a modalidade de emalhe anilhado já atingiu a cota de captura no dia 4 de junho.
O arrasto de praia, que segue liberado até 31 de dezembro, teve uma safra abundante em Santa Catarina em 2024. Segundo dados da plataforma Informações da Pesca, foram capturadas mais de 1 milhão de tainhas, totalizando cerca de 1,7 mil toneladas. As cidades que mais se destacaram na captura foram Florianópolis, com 445 mil tainhas, Bombinhas, com 327 mil tainhas, e Balneário Camboriú, com 55 mil tainhas. Os dados da captura de arrasto de praia são contabilizados com base nas informações repassadas pelos ranchos de pesca para a plataforma Informações da Pesca.
#Pesca #Tainha #SantaCatarina #Safra2024 #PescaSustentável