Quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Tubarão
24 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
12 °C
GERAL

Pesquisa eleitoral falsa gera multa de R$ 53 mil a moradora de Laguna

Moradora divulgou a pesquisa em grupo de mensagens, mas cabe recurso à decisão judicial

Laguna - SC, 16/09/2024 14h05 | Atualizada em 16/09/2024 14h05 | Por: Redação | Fonte: Sul Agora
imagem ilustrativa

Uma moradora de Laguna foi condenada a pagar uma multa de R$ 53 mil por ter divulgado uma pesquisa eleitoral falsa em um grupo de aplicativo de mensagens. A decisão foi proferida neste domingo (15) pela juíza Elaine Cristina de Souza Freitas, da 20ª Zona Eleitoral de Laguna e Pescaria Brava, e cabe recurso.

De acordo com informações do portal Agora Laguna, o Ministério Público também se posicionou favoravelmente à aplicação das penalidades, conforme estabelecido na Lei Geral das Eleições. A pesquisa falsa foi publicada no dia 7 de setembro e atribuída a um suposto "Instituto Santa Catarina", que não possui registro formal.

Capturas de tela das mensagens trocadas no grupo serviram como prova para sustentar a decisão da magistrada. Durante o processo, a moradora afirmou que agiu de boa-fé, alegando desconhecimento sobre a falta de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral.

No entanto, a juíza apontou que, mesmo advertida sobre a possível ilegalidade da pesquisa, a moradora não se preocupou em verificar a veracidade do conteúdo, propagando o que foi identificado como fake news.

#FakeNews #JustiçaEleitoral #Multa #Laguna #PesquisaEleitoral

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!