Através da Central de Emergência o policial orientou a mãe para desafogar a criança com a manobra Heimlich.
Ontem por volta das 17h50min, um policial militar que trabalha na Central Regional de Emergências recebeu uma ligação de uma mulher informando que o filho dela, de apenas cinco dias de vida, havia se engasgado com o leite materno e que esse não estava respirando.
Rapidamente, o policial militar passou a orientar a mãe do recém-nascido sobre os procedimentos que deveria seguir através da "manobra de Heimlich", a fim de desafogar o recém-nascido e fazê-lo respirar novamente. Tendo então as orientações seguidas pela solicitante ao telefone. Pouco tempo depois, foi possível ouvir o choro do recém-nascido, confirmando o sucesso inicial dos primeiros socorros prestado no desafogamento.
Um bombeiro militar, que é vizinho dos pais da criança, auxiliou nos procedimentos. Concomitantemente, a Central Regional de Emergências encaminhou as viaturas até a residência do fato ocorrido, situada no bairro Vila Moema, prestando-se o apoio no deslocamento, servindo de batedouro na condução do recém-nascido até o hospital, que deu entrada, já respirando, ficando aos cuidados do corpo clínico, a princípio, com quadro estável e sem complicações.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.