Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
GERAL

Prefeito de Garopaba é indiciado por suspeita de fraudes em licitações

Investigação aponta possível esquema para beneficiar empresa em obras no município; defesa nega irregularidades

Garopaba - SC, 02/07/2025 14h50 | Por: Redação | Fonte: Sul Agora

O prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), foi indiciado pela Polícia Civil de Santa Catarina por suspeita de liderar um esquema de fraudes em licitações para obras públicas no município.

O inquérito, resultado da Operação Maestro, foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário na última quinta-feira (27). Segundo as investigações, o prefeito teria manipulado o resultado de uma licitação realizada em 2023, direcionando a vitória para uma empresa previamente escolhida, que executaria apenas parte dos serviços contratados.

De acordo com o relatório final da Polícia Civil, a licitação, feita na modalidade Tomada de Preços, teria sido fraudada para frustrar o caráter competitivo do processo, o que configura crime previsto no artigo 337-F do Código Penal, com pena de quatro a oito anos de reclusão.

Ainda conforme o inquérito, antes mesmo da publicação do edital, o prefeito já havia contratado outra empresa para executar parte da obra, o que seria irregular, uma vez que o edital proibia subcontratações.

A investigação também aponta a existência de uma organização criminosa envolvendo oito servidores da prefeitura e nove particulares. O grupo teria cometido crimes como falsidade ideológica, uso indevido de recursos públicos e concessão de vantagens durante a execução dos contratos.

Segundo a Polícia Civil, o prefeito atuou diretamente para fraudar os procedimentos e determinou pagamentos irregulares por serviços não executados ou executados apenas parcialmente.

Contraponto
Em nota divulgada nas redes sociais, a defesa de Júnior Bento afirmou que recebe o relatório com serenidade e o classificou como uma "manifestação unilateral" do delegado responsável pela investigação.

O advogado do prefeito, Guilherme Silva Araújo, declarou que “não há qualquer elemento no inquérito que comprove o recebimento de vantagens indevidas ou enriquecimento ilícito” e que “todos os pontos controversos serão esclarecidos no decorrer do processo”.

A defesa também ressaltou que o indiciamento não representa uma acusação formal, nem implica culpa ou condenação.

#Garopaba #PolíciaCivil #FraudeEmLicitação #GestãoPública #OperaçãoMaestro

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!