A mudança na tarifa vem após a instalação de luminárias de LED em todo o município, parte da Operação Tubarão Iluminada, visando maior eficiência energética
O município de Tubarão acaba de dar um passo significativo em direção à eficiência energética. O prefeito em exercício, Gelson Bento, sancionou a Lei Ordinária 96/2023, que determina uma redução de 16% na taxa de iluminação pública (Cosip). Aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores na última segunda-feira (31), a redução entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024.
A decisão de reduzir a taxa se deve à economia gerada com a instalação das novas luminárias de LED, parte da Operação Tubarão Iluminada. As lâmpadas de LED não só iluminam mais do que as convencionais, mas também têm uma vida útil mais longa e consomem menos energia elétrica. Essas características resultaram em uma diminuição significativa na taxa da Cosip.
O gerente de Iluminação Pública, Giovani Brasil, informou que dos 20.628 pontos de iluminação pública em Tubarão, 5.739 já foram equipados com luminárias de LED, o que representa cerca de 27% do total. A meta da prefeitura é chegar até o final do ano com 50% das lâmpadas de LED no sistema de iluminação pública.
A iniciativa é um marco para o município, já que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência no uso dos recursos públicos. A mudança trará benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o bolso dos cidadãos, que contarão com uma tarifa reduzida na iluminação pública.
#TubarãoIluminada #ReduçãoTaxaCosip #EficiênciaEnergética #LumináriasLED #IluminaçãoPública #Sustentabilidade #Economia #GestãoPública