Evento reúne mais de 11 mil gestores públicos de todo o Brasil em busca de avanços para as cidades e mais recursos federais
Mais de 11 mil prefeitos e gestores municipais de todas as regiões do Brasil participam da 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre os dias 19 e 22 de maio. O evento tem como objetivo principal reforçar o diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional, permitindo que os líderes municipais apresentem suas demandas diretamente às autoridades nacionais.
O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, integra a comitiva catarinense ao lado de Murilo Tomé Gaspar, gerente de Convênios e Projetos da Prefeitura. A participação tem foco claro: buscar mais investimentos e garantir a liberação de obras estratégicas para o município.
“A gente veio cobrar mais recursos para Tubarão e a liberação de obras travadas como as construções das creches nos bairros São Martinho e São João Margem Esquerda. Além disso, a vida das pessoas acontece nas cidades, por isso, precisamos que o Governo Federal repasse mais recursos para os municípios. O nosso lema aqui é menos Brasília e mais cidades”, afirmou o prefeito.
Entre os temas prioritários discutidos na edição deste ano estão a regulamentação da reforma tributária, o pacto federativo e os desafios enfrentados na saúde, educação, habitação e saneamento básico. Também fazem parte da programação diversos painéis e encontros com ministros, parlamentares e representantes do Governo Federal, abordando temas centrais para a gestão pública e a melhoria da qualidade de vida da população.
A Marcha é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e se consolida como o maior evento municipalista da América Latina.