Primeira remessa deve atender cerca de 50 famílias; até quatro entregas por semana estão previstas, com monitoramento da Defesa Civil
Diante da estiagem prolongada que atinge diversas regiões do município, a Prefeitura de Tubarão, em parceria com a Agência Reguladora (AGR), iniciou uma série de ações emergenciais para mitigar os impactos da falta de água, especialmente no bairro Km 60, uma das comunidades mais afetadas pela seca.
A medida mais urgente foi a disponibilização de caminhões-pipa para abastecer as residências. A primeira distribuição ocorreu ainda na tarde desta quarta-feira (11). O primeiro caminhão foi abastecido por volta das 16h, no hidrante próximo ao Batalhão da Polícia Militar, no bairro São João (margem esquerda).
Cada caminhão-pipa possui capacidade para 10 mil litros de água. A previsão inicial é que cerca de 50 famílias sejam atendidas nesta primeira etapa. Um cronograma de distribuição foi definido com base nas necessidades locais e em experiências anteriores da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que também ficará responsável pelo monitoramento da demanda.
A expectativa é que até quatro entregas semanais possam ser autorizadas conforme a evolução da situação.
“Nosso compromisso é com as pessoas. Estamos mobilizando todos os esforços possíveis para atender com rapidez e eficiência os moradores do Km 60. Sabemos das dificuldades enfrentadas e não mediremos esforços para garantir o abastecimento de água enquanto essa situação persistir. Toda a nossa equipe está dedicada, com prioridade máxima, para dar o suporte necessário à comunidade”, declarou o prefeito Estêner Soratto.
A prefeitura reforça que outras regiões em situação crítica também serão avaliadas e incluídas no plano de distribuição emergencial, caso necessário.