A onda de calor segue atuando no estado e as temperaturas podem chegar até 38°C no Oeste, segundo a Defesa Civil.
A combinação entre o calor, umidade e instabilidades presentes na atmosfera favorecem neste sábado (15) a ocorrência de temporais acompanhados de chuva em Santa Catarina. A onda de calor segue atuando no estado e as temperaturas podem chegar até 38°C.
Segundo a Defesa Civil, a previsão indica sol entre nuvens. Entre a tarde até a noite, pode ter ocorrência de chuva pontualmente intensa acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
As ocorrências estão previstas para as cidades que ficam entre o Meio-Oeste e o Litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa.
No final da manhã deste sábado, a Defesa Civil emitiu um comunicado em que indica o estado de observação para temporais isolados nas cidades que ficam nas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí (veja mapa abaixo).
Defesa Civil emitiu comunicado de observação para temporais isolados em regiões de Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/ Divulgação
Onda de calor
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, o centro da massa de calor é localizado entre a Argentina e o Uruguai, regiões que já bateram recorde de temperatura.
A especialista explica a localização do fenômeno faz com que o calor afete principalmente o Rio Grande do Sul e as regiões que ficam na divisa com Santa Catarina, como os municípios do Oeste e o Meio-Oeste.
Ometeorologista Leandro Puchalski explica que a região Oeste pode sofrer mais com o calor por estar mais afastada do Litoral e, assim, ser mais seca. Segundo ele, é possível que as altas temperaturas tragam pancadas de chuvas no período da tarde em todos os dias, o que deve refrescar um pouco.