Defesa Civil adverte sobre possíveis tempestades em meio ao calor intenso
Enquanto o calor persiste em Santa Catarina, a Defesa Civil emite um alerta enfatizando a possibilidade de novos temporais e chuvas intensas no horizonte. Segundo os dados, essa condição de calor intenso é um catalisador para o surgimento desses eventos climáticos.
A terça-feira no Estado começa com predominância de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Esse cenário, de acordo com a Defesa Civil, configura o terreno para o aumento das temperaturas, prevendo um rápido avanço do "calorão" por toda Santa Catarina.
Porém, essa elevação térmica também carrega consigo a possibilidade de temporais isolados, especialmente a partir da tarde, nas áreas do Oeste, Planaltos e Litoral Sul do Estado. Esse fator climático acrescenta uma camada de imprevisibilidade ao ambiente, tornando essencial a atenção e preparação por parte da população diante dessas condições adversas.
O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas há chance de chuvas isoladas e passageiras, segundo a Defesa Civil.
As temperaturas seguem acima dos 30°C em boa parte do Estado, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde as máximas ficam na casa dos 33°C.
O cenário desta manhã é bem diferente do acompanhado nesta noite em algumas cidades de Santa Catarina. Conforme um levantamento elaborado pela Defesa Civil alguns municípios do Estado receberam volumes considerados de chuvas nas últimas 6 horas.
Volume de chuvas registrados em Santa Catarina nas últimas 6 horas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Destaque para a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Nas últimas 6 horas, o município acumulou cerca de 72,6 mm de chuvas.
Na quarta-feira (20) a instabilidade diminui na maior parte do Estado, mas ainda há chance de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva intensa no Extremo-Oeste e Oeste catarinense.
Tempo na quarta-feira pode contar com chuvas isoladas ao longo do dia em partes de Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Nessas áreas o calorão segue predominando, com máximas entre 30°C e 33°C. No restante do Estado a nebulosidade varia e as temperaturas sobem um pouco menos em comparação aos dias anteriores, com máximas entre 26°C e 29°C.
O tempo, na quinta-feira (21), mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Extremo-Oeste do Estado, ainda com risco baixo para ocorrências associadas. Nas demais áreas, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme, com predomínio de sol.
O dia amanhece com temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores, especialmente nas áreas serranas, onde as mínimas ficam entre 10°C e 14°C. Já à tarde as temperaturas continuam altas, ultrapassando os 30°C na maioria das áreas.
Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a intensificação de uma baixa pressão deixa as chuvas mais abrangentes no Estado, retornando as condições para temporais com chuva intensa na maioria das áreas.
O calor volta a se intensificar, especialmente no sábado, quando as máximas ultrapassam os 35°C no Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense.