Ciclone extratropical se afasta, mas chuvas isoladas ainda podem ocorrer em algumas regiões de Santa Catarina, segundo Defesa Civil
Após chuvas intensas e alagamentos em algumas regiões de Santa Catarina, esta sexta-feira (16) conta com uma melhora significativa no tempo. Segundo a Defesa Civil, o ciclone extratropical começa a se afastar para o alto mar ao longo do dia, mas ainda favorece a presença de nuvens e a chance de chuva isolada e de fraca intensidade em algumas regiões do Estado.
Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, nas localidades do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul existe a chance de ocorrências de chuva, no entanto, com menos intensidade. O órgão ressalta ainda, que pelos altos volumes de chuva dos últimos dias, ainda há um risco moderado para ocorrências relacionadas aos deslizamentos no Sul de Santa Catarina.
Ainda, de acordo com a Defesa Civil, o ciclone também favorece ventos com direção de Oeste a Sudoeste, com intensidade moderada no Estado e rajadas que podem chegar a 70 km/h na faixa Leste do Estado. Ainda, pontualmente, podem chegar aos 80 km/h, e até superar estes valores em localidades do Planalto Sul e Litoral Sul catarinense.
Em Santa Catarina, algumas regiões foram castigadas pelos fortes ventos por causa do ciclone extratropical. Destaque para o município de Bom Jardim da Serra, na região serrana do Estado, que registrou nas últimas 3 horas ventos com até 111 km/h.
Ventos registrados nas últimas 3 horas em todas as regiões de Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
O órgão destaca ainda, que o risco nesta sexta-feira para ocorrências relacionadas aos ventos é moderado a alto em Santa Catarina.
O mar ainda sofre influências por causa do ciclone extratropical. Com essa condição, o mar se mantém agitado a muito agitado com ondas de Sudoeste a Sul no Litoral do Estado. A altura das ondas podem chegar a 3,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, segundo a Defesa Civil do Estado.
Além disso, nas outras regiões litorâneas de Santa Catarina, as ondas podem atingir picos de até 2m. Essa condição mantém o risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca, e com possibilidade de alagamentos costeiros no Estado.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, após o ciclone se afastar para o alto mar favorece condição de tempo firme com presença de nuvens e nevoeiros nos amanheceres de Sábado (17) e domingo(18) no Estado. Ainda, a atuação de uma massa de ar seco e frio deve proporcionar dias bonitos e ensolarados neste fim de semana em Santa Catarina.
Conforme a imagem abaixo, o ciclone extratropical (B), se desloca para o alto mar através da própria estrutura e dinâmica do sistema segundo Piter Scheuer. A velocidade de circulação deste ciclone é em média 80 km/h.
o ciclone se afasta para o alto mar favorece condição de tempo firme com presença de nuvens e nevoeiros nos amanheceres de Sábado (17) e domingo(18). – Foto: Meteorologista Piter Scheuer/Divulgação/ND
Segundo a Epagri/Ciram as temperaturas seguem em elevação no Litoral catarinense, e amena nas demais regiões devido à presença de nebulosidade. Na parte da tarde, as temperaturas variam de 18°C a 21°C no Litoral, Baixo e Médio Vale, e em torno de 10°C no Planalto Sul e de 10°C a 16°C nas demais regiões catarinenses.
Segundo a Epagri/Ciram as temperaturas seguem em elevação no Litoral catarinense, e amena nas demais regiões devido à presença de nebulosidade. – Foto: Epagri/Ciram/ND/Divulgação
A atuação de uma área de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens neste sábado, em Santa Catarina. Ainda existes a chance de rajadas de ventos perto dos 50km/h na região do Planalto Sul entre a madrugada e a parte da manhã e tende a diminuir ao longo do dia.
Sábado com tempo firme e algumas nuvens em Santa Catarina. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Já nas regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis, os ventos devem se manter com essa intensidade ao longo deste sábado. Os ventos sopram com direção Sudoeste a Sul, de fraca a moderada intensidade.
As temperaturas mínimas ao amanhecer de 10°C a 15°C na faixa Litorânea, Baixo e Médio Vale, e perto de 0°C na Serra e de 3 a 10°C em grande parte do Estado. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral Norte, Baixoe Médio Vale, de 11°C a 15°C no Planalto Sul, Meio Oeste e de 15°C a 19°C nas demais regiões.
O mar segue na condição de agitado a muito agitado, com ondas de Sudoeste a Sul no Litoral de Santa Catarina. As ondas podem atingir picos de 3,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais áreas costeiras os picos podem atingir até 2m.
A atuação de uma área de alta pressão em Santa Catarina favorece a condição de predomínio de sol com poucas nuvens em Santa Catarina no domingo (18). Ainda, segundo a Defesa Civil a madrugada e amanhecer terá chance de ocorrência de geada em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana e localidades do Litoral Sul.
Segundo a Defesa Civil a madrugada e amanhecer terá chance de ocorrência de geada em áreas do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana e localidades do Litoral Sul – Foto: Mycchel Legnaghi /São Joaquim Online/Divulgação/ND
Temperaturas mínimas variam de 8°C a 15°C no Litoral, Baixo e Médio Vale, de -2°C a 5°C na porção central e de 4°C a 8°C nas demais regiões. Na parte da tarde, as máximas chegam aos 15°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 21°C em boa parte do Estado.
A Segunda-feira (19) e terça-feira (20), serão dias com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Mas, a partir do final da noite de terça, a nebulosidade tende a aumentar e há chance de chuva isolada em áreas do Grande Oeste por conta da aproximação de áreas de instabilidade.
Os amanheceres ainda serão com sensação de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C do Extremo Oeste ao Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana, perto de 0°C na Serra e até 14°C nas demais regiões. Às tardes as máximas variam de 15°C a 18°C na porção central e chegam aos 22°C no Grande Oeste, litoral, Baixo e Médio Vale.