Cerca de 30% das unidades escolares estão com docentes paralisados; governo convoca sindicato para negociações
O Sinte (Sindicato dos Trabalhadores do Estado) aponta que aproximadamente 30% das unidades escolares em Santa Catarina estão com professores em greve nesta terça-feira (23). Em Florianópolis, metade das escolas estaduais aderiram à paralisação, segundo o sindicato. A SED (Secretaria de Estado da Educação) não divulgou balanço sobre o movimento.
Destaca-se que a rede municipal de ensino segue funcionando normalmente em Tubarão e região, com apenas os professores que atuam na rede estadual aderindo à greve.
Na Capital, a mobilização está concentrada em frente ao IEE (Instituto Estadual de Educação), com aproximadamente 60% dos profissionais aderindo à paralisação, segundo o sindicato. Em Criciúma, cerca de 60 profissionais da educação se reuniram em frente ao Cedup Abílio Paulo. Já em Joinville, a mobilização está programada para ocorrer durante a tarde, na Praça da Bandeira.
O governo do Estado afirmou que chamou o sindicato para uma audiência nesta terça-feira, às 10h30, no Centro Administrativo, em Florianópolis, para discutir as demandas dos grevistas. A previsão é que o secretário de Administração, Vânio Boing, receba o Sinte/SC.
Os pedidos dos grevistas incluem valorização dos profissionais com maior formação, como mestrado e doutorado, um novo edital de concurso público para professores, 1/3 da hora atividade para os professores dos anos iniciais, melhores condições de trabalho e mais investimento em educação.
A Secretaria de Administração do estado informou que só irá se posicionar após o término da reunião do sindicato desta terça-feira. O espaço segue aberto para novas informações.
#GreveDosProfessores #Educação #SantaCatarina #SED