Temperaturas abaixo de zero na Serra e chuva isolada criam condições ideais para formação do fenômeno
Santa Catarina pode ter um novo registro de neve ainda nesta semana.
Segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno pode ocorrer nas cidades da Serra Catarinense na madrugada e manhã deste sábado (9), quando os termômetros devem marcar temperaturas abaixo de 0°C.
A combinação entre o frio intenso e a previsão de chuva isolada cria condições propícias para a formação dos flocos de neve — fenômeno que atrai olhares e movimenta o turismo nas regiões serranas.
Além da possibilidade da neve, o sábado será marcado por baixas temperaturas em quase todo o estado. Em grande parte das regiões, os termômetros não devem ultrapassar os 15°C. No Litoral, as máximas devem ficar próximas dos 20°C.
Quarta-feira (6): chance de chuva isolada em quase todas as regiões. Mínimas entre 6°C e 12°C; máximas abaixo de 20°C.
Quinta-feira (7): formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical traz instabilidade. Mínimas entre 7°C e 12°C; máximas entre 17°C e 22°C. Há risco de temporais isolados à tarde e à noite.
Sexta-feira (8): avanço de uma massa de ar frio provoca queda nas temperaturas. Na Serra, os termômetros podem se aproximar de 0°C. Nas demais regiões, mínimas abaixo dos 10°C e máximas de até 21°C.
Sábado (9): tempo nublado com chance de neve na Serra. No restante do estado, o tempo deve seguir firme, com variação de nuvens.
A primeira neve do ano em Santa Catarina foi registrada no dia 29 de maio, nas cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.