Chuvas, Temporais e Riscos: SC Enfrenta um Fim de Semana de Incertezas no Tempo
Os últimos dias têm sido difíceis para Santa Catarina, que enfrenta um período com chuvas significativas e momentos desastrosos no tempo. Conforme a Defesa Civil, o fim de semana não deve ser muito diferente, apresentando condições climáticas variáveis e possibilidade de novos temporais no Estado.
Nesta sexta-feira (13), ainda há a possibilidade de chuva fraca na metade leste de Santa Catarina, com foco nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado. No Grande Oeste, uma área de alta pressão atmosférica proporciona tempo firme, embora com maior nebulosidade.
Ainda assim, o Estado segue com alerta máximo para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais, devido aos volumes de chuva registrados nos dias anteriores.
Regiões ainda apresentam tempo fechado e chuva nesta sexta-feira (13) – Foto: DCSC/Reprodução/ND
No sábado (14), o tempo deve se estabilizar, e o sol aparecerá entre nuvens na maior parte de Santa Catarina. Apenas no Norte do Estado ainda há a possibilidade de chuvas fracas e esparsas. Apesar do alívio na precipitação, o risco de deslizamentos e inundações graduais continua alto.
Sol deve aparecer no sábado (14) – Foto: DCSC/Reprodução/ND
As temperaturas seguirão baixas, com mínimas entre 5°C e 10°C no Grande Oeste, áreas serranas e Litoral Sul, enquanto o restante do Estado verá temperaturas entre 12°C e 17°C. À tarde, as máximas atingirão valores entre 20°C e 25°C no Oeste e entre 17°C e 20°C no Litoral.
No domingo (15), uma área de baixa pressão atmosférica retornará, tornando o tempo instável em todas as regiões catarinenses. As chuvas devem ocorrer com fraca intensidade na metade leste do estado, enquanto no Grande Oeste podem vir em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas.
Temporais voltam no domingo (15) – Foto: DCSC/Reprodução/ND
O risco diminui para ocorrências relacionadas às chuvas, mas permanece alto para inundações e deslizamentos. As temperaturas serão amenas pela manhã e se aproximam dos 30°C no Oeste durante a tarde.
Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas em torno de 50 km/h entre o Oeste e a Serra.
Na segunda-feira (16), uma área de baixa pressão associada ao fluxo de calor e umidade do Norte do país intensifica as instabilidades em Santa Catarina, trazendo temporais com chuvas intensas entre o Grande Oeste e o Litoral Norte.
Regiões estão em alerta máximo para deslizamentos – Foto: DCSC/Reprodução/ND
Devido ao acumulado de chuvas registrado nos últimos dias, Santa Catarina tem alto risco de deslizamentos para as regiões de Planaltos e todo o Vale do Itajaí.
Todas as regiões do Estado já apresentam solo encharcado e ocorrências pontuais de movimentação de massa. A Defesa Civil recomenda atentar-se aos sinais como rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros, e água vertendo do solo.