Frente fria associada a ciclone extratropical espalha instabilidade pelo país e mantém atenção no Sul de Santa Catarina
A semana começou com tempo instável e um alerta laranja de tempestades emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para diversas regiões do Brasil — incluindo o Sul de Santa Catarina, que deve enfrentar chuva forte, rajadas de vento e risco de temporais severos nesta segunda-feira (17).
A instabilidade é consequência de uma nova frente fria, ligada à formação de um ciclone extratropical que avançou pelo Rio Grande do Sul no domingo e segue influenciando o tempo no Centro-Sul do país.
O alerta é válido até as 8h de terça-feira (18).
Onde vale o alerta laranja do Inmet
O aviso abrange totalmente:
Paraná
São Paulo
Mato Grosso do Sul
E inclui áreas de:
Santa Catarina
Mato Grosso
Goiás
Rondônia
Minas Gerais
Rio de Janeiro
O Inmet reforça cuidados básicos durante a ocorrência de rajadas de vento, como evitar se abrigar sob árvores, manter distância de placas e estruturas metálicas e desligar aparelhos elétricos sempre que possível. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Frente fria avança e muda o tempo no Sudeste
A frente fria associada ao ciclone deve permanecer quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro na terça-feira (18).
Na quarta-feira (19), volta a ganhar força e avança para o Espírito Santo e para áreas do centro-leste e norte de Minas Gerais.
Os maiores acumulados de chuva devem atingir:
Espírito Santo
Norte e leste de Minas Gerais
No Rio de Janeiro, as pancadas continuam. Em São Paulo, o tempo abre gradualmente, com o sol voltando a predominar.
Mesmo com a atuação da frente fria, as temperaturas não devem cair de forma significativa. As madrugadas ficam mais amenas, mas as tardes devem voltar a ser quentes no Sul e no Sudeste a partir de meados da semana.
Norte segue instável; Nordeste tem tempo firme
A região Norte permanece com alertas de perigo e perigo potencial devido às chuvas intensas provocadas pelo avanço da frente fria e pela influência do ciclone.
O Nordeste, por outro lado, deve seguir com tempo firme e sem alertas meteorológicos importantes nos próximos dias.
#SulDeSC #AlertaLaranja #Tempestades #CicloneExtratropical #FrenteFria #Inmet #Clima #SC #Meteorologia #Brasil