Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
GERAL

Toxina acima do limite: Cidasc mantém recomendação para não consumir mexilhões de Imbituba

Análises confirmam níveis elevados de ácido okadaico em moluscos coletados na região

Imbituba - SC, 08/02/2025 10h09 | Por: Redação | Fonte: Sul Agora

A Cidasc confirmou que os mexilhões coletados na região de Itapirubá, em Imbituba, estão com níveis de toxina ácido okadaico acima do permitido pela legislação, mantendo a recomendação para que a população evite o consumo desses moluscos.

A análise foi realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após coletas feitas em costões de Laguna e Imbituba, com apoio da Polícia Militar Ambiental. O resultado apontou contaminação em apenas uma das localidades amostradas, especificamente na parte de Itapirubá pertencente a Imbituba.

No início do ano, diversos relatos de intoxicação após o consumo de mexilhões da região Sul do Estado acenderam o alerta das autoridades sanitárias. Testes laboratoriais já haviam identificado níveis elevados da toxina em moluscos de Florianópolis, Imbituba e Laguna.

Os sintomas da intoxicação incluem náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, dor abdominal, além de formigamento e dormência ao redor da boca e lábios. As autoridades seguem monitorando a situação para garantir a segurança alimentar da população.

#Alerta #Saúde #Mexilhões #Imbituba #Cidasc #SegurançaAlimentar #Toxina

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!