54 Cidades Afetadas, 7 em Estado de Emergência - Equipes de Resgate em Ação
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (5) a primeira morte decorrente das chuvas que atingem o Estado desde a madrugada de quarta. Uma bebê está ferida. Há, pelo menos, 54 cidades que registraram estragos devido aos fenômenos. Os dados foram atualizados às 9h.
A vítima fatal é um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu por volta das 17h desta quarta-feira após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. Ele “perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, detalha o boletim do órgão.
Em Timbó, no Vale do Itajaí, uma bebê de 1 ano ficou presa ferida após a casa onde mora ser atingida por um deslizamento – ela precisou ser resgatada dos escombros. De acordo com o boletim, a vítima “foi conduzida ao hospital e encontra-se estável”.
Pelo menos 54 municípios registraram ocorrências em virtude dos temporais. Até então, as prefeituras de sete municípios decretaram situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre.
“Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos. Diversas regiões do Estado permanecem em atendimento através das equipes municipais contando com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado”, pontua o órgão.
Apesar da trégua atual, a previsão é de que as chuvas retomem nas próximas 96 horas, a partir desta sexta-feira (6), de acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho. A Defesa Civil destaca que a condição do tempo muda devido ao afastamento da frente fria e entrada de uma área de alta pressão.
Os temporais devem ser mais intensos principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, Serra e Sul do Estado e aumentando no período da tarde e noite, informa Coutinho.
A chuva, pontualmente intensa e volumosa, pode vir acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.