DNIT aumenta prazo de interdição após três deslizamentos; moradores devem ficar atentos a sinais de novos deslizamentos
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiu interditar o trecho da BR-470 no km 143, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, por pelo menos 20 dias. A medida foi tomada após a região ser afetada por três deslizamentos na semana passada. Moradores da área devem estar atentos a sinais de novas movimentações de terra.
O local já havia registrado um deslizamento que resultou na queda de um carro em uma cratera aberta durante as intensas chuvas. Após esse evento, foram realizados trabalhos na rodovia, mas na sexta-feira mais dois deslizamentos ocorreram, levando a essa decisão de interdição prolongada.
Técnicos do DNIT estiveram no local no sábado e concluíram que seria necessário aumentar o prazo de interdição. Eles planejam uma solução semelhante à adotada após o primeiro deslizamento, com a utilização de rochas para estabilização e novos dispositivos de drenagem, devido à necessidade de melhorar a drenagem da rodovia, que é antiga, implantada há mais de cinco décadas.
Além disso, o DNIT está considerando o desassoreamento do Rio Itajaí-Açu, devido à quantidade significativa de terra que caiu no rio.
Novo deslizamento foi registrado em trecho BR-470 em Rio do Sul — Foto: Adriano Schera/ Arquivo Pessoal
#BR470 #Deslizamentos #Interdição #RioSul