Bolsonaro solicita revisão de restrição ao STF para atender convite de Donald Trump e participar de posse nos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, para comparecer à cerimônia de posse marcada para 20 de janeiro, em Washington. Bolsonaro destacou a honra de receber o convite e agradeceu ao filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, por fortalecer a relação com a família Trump.
“Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou ao Ministro Alexandre de Moraes pedido para reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico”, afirmou Bolsonaro em publicação na rede X (antigo Twitter).
Bolsonaro está com o passaporte retido desde fevereiro de 2023, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de uma investigação sobre sua suposta participação em uma organização criminosa voltada para a tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022.
O ex-presidente declarou estar “muito honrado” com o convite de Trump e de seu vice-presidente, JD Vance, para participar da posse. Enquanto aguarda a decisão do STF sobre a liberação do documento, Bolsonaro reforçou sua gratidão à articulação política conduzida por Eduardo Bolsonaro.
A relação entre Bolsonaro e Trump é marcada por afinidades ideológicas e trocas de apoio público. Apesar das restrições legais, Bolsonaro mantém sua esperança de estar presente na posse de Trump, um evento que ele considera de relevância histórica.
#Trump #Bolsonaro #PossePresidencial #PassaporteRetido #STF #Eleições2024