Avanço repentino do mar na praia do Cardoso arrasta veículos; Defesa Civil explica o fenômeno
No sábado, dia 11, banhistas na praia do Cardoso, em Laguna, foram surpreendidos por um tsunami meteorológico, fenômeno raro que resultou no avanço repentino do mar, arrastando veículos estacionados na faixa de areia.
A Defesa Civil explicou que o tsunami meteorológico é difícil de prever e incomum, muitas vezes associado a sistemas meteorológicos, como linhas de instabilidade. No caso ocorrido, não havia previsão de mar agitado ou alagamentos costeiros em Santa Catarina, mas a passagem de uma Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul desencadeou o fenômeno.
Linhas de instabilidade, compostas por células de tempestades alinhadas, ao passarem paralelas à costa, podem causar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento, levando à elevação do nível do mar em direção à praia.
A Defesa Civil esclareceu que a altura da onda é amplificada enquanto se aproxima da costa, ganhando metros em pouco tempo. O alcance da inundação depende de fatores como a presença de dunas, podendo afetar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras.
Felizmente, não houve registros de feridos em Laguna, apenas danos materiais.
#TsunamiMeteorológico #Laguna #DefesaCivil #FenômenoNatural