Sistema integrado ajuda na prevenção de riscos causados por chuvas intensas e inclui câmeras instaladas em pontos estratégicos
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão deu início nesta semana aos testes da sala de monitoramento em tempo real dos rios Tubarão e Capivari. O sistema, desenvolvido em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento (AGR), tem como objetivo aprimorar as ações preventivas em situações de risco provocadas por chuvas mais intensas.
Os monitores de 65 polegadas conectados às câmeras instaladas em pontos estratégicos permitem a visualização contínua do Rio Capivari, em São Martinho, e do Rio Tubarão, com pontos de monitoramento em Braço do Norte, Orleans e na Ponte Paulinho May, em Tubarão. Além disso, há um ponto para medir vento e chuva localizado no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo.
A aquisição dos equipamentos foi feita em agosto, e o sistema permite a conversão das imagens em uma única tela gigante, facilitando a análise em cenários de emergência. Segundo a Defesa Civil, o monitoramento é uma ferramenta crucial para planejar e executar medidas de proteção à população.
O projeto reforça o compromisso da cidade com a segurança e a gestão de riscos climáticos, contribuindo para a mitigação de possíveis danos causados por eventos extremos.
#DefesaCivil #Tubarão #MonitoramentoEmTempoReal #PrevençãoDeRiscos #SegurançaHídrica