Secom destaca preferência pela emissora, que agora absorve mais da metade da verba publicitária para TV, enquanto outras redes sofrem cortes significativos
Os investimentos publicitários do Governo Lula nos canais de TV do Grupo Globo e suas afiliadas aumentaram em 60% no primeiro ano de gestão, atingindo a marca de R$ 142 milhões em 2023. Esse valor representa 56% de toda a verba destinada à TV, em contraste com os 28% do ano anterior. Os dados, baseados no Sicom e ajustados pela inflação, foram divulgados pelo site Poder360.
Enquanto a Globo viu seus repasses crescerem, emissoras como Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e outras afiliadas enfrentaram cortes significativos, alguns chegando à metade do valor anterior. A CNN Brasil, por outro lado, registrou um leve aumento. A Secom defende os critérios técnicos de alocação dos recursos, sem fazer comparações com a gestão anterior.
Apesar do aumento dos investimentos na Globo, o orçamento total do governo para publicidade caiu para R$ 451 milhões, em comparação aos R$ 633 milhões de 2022, refletindo uma redução geral nos gastos e uma mudança nas prioridades de comunicação, com a TV ganhando destaque na estratégia publicitária.
Enquanto isso, a internet recebeu menos atenção, representando apenas 14,2% do investimento total em publicidade, em queda em relação ao ano anterior. O governo planeja revitalizar sua presença digital com uma licitação de comunicação digital de R$ 197 milhões, visando melhorar a segmentação e o impacto do conteúdo online, em resposta às críticas sobre sua performance comunicativa e gestão das redes sociais.
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