O material captado será usado para determinar laudos de vistoria e, após, será colocado em prática a criação de projetos de reestruturação.
Um levantamento técnico, de imóveis pertencentes ao Executivo de Capivari de Baixo, é realizado pela equipe de engenheiros e arquitetos do Departamento de Planejamento Urbano, em parceria com profissionais da Amurel. Os trabalhos de filmagem e fotografias aéreas, que iniciaram nesta terça-feira (27), e tem prosseguimento nesta quarta e nos próximos dias, são feitos por um profissional operador de drones e especialista em vídeo.
O material captado será usado para determinar laudos de vistoria e, após, será colocado em prática a criação de projetos de reestruturação. Os prédios do Paço, da Secretaria de Assistência Social e da Família, do Ginásio Juan Manoel dos Santos e a quadra coberta da Escola Vitório Marcon, na comunidade da Ilhotinha, foram alguns dos pontos mapeados nesta semana.
“A edificação onde hoje funciona a prefeitura é preciso uma intervenção primeiramente na região do telhado, assim como a cobertura do ginásio, onde há infiltrações. Contamos com auxílio da Amurel na parte técnica na questão da emissão de laudos. A quadra coberta já será recuperada na próxima semana”, antecipa o diretor de Planejamento Urbano do município, o arquiteto Mário Latrônico Júnior.
Demolição
Ele complementa que, além dos trabalhos de recuperação e reformas previstas, as imagens também serão usadas em edificações condenadas e interditadas pela Defesa Civil, como o antigo Bar Maracanã, na avenida Nereu Ramos.
“Este local precisa ser demolido o quanto antes. Há um perigo iminente de algum tipo de incidente, já que o telhado e parte das paredes já vieram abaixo. Um antigo clube da cidade, em pleno Centro, também está neste pacote de análise técnica. Os proprietários já foram notificados e, a partir dessas vistorias e laudos, obedecendo a um rito necessário e transcrito no Código de Obras, que detalhará, via laudo, um quantitativo de materiais que ali estão hoje para, então, com todas as autorizações em mãos, inclusive comunicando o Ministério Público, realizar a demolição e limpeza desses pontos”, informa Mário.
Drenagem e escoamento
Com a intenção de acabar de vez com os alagamentos em alguns pontos de Capivari de Baixo, alguns córregos e valas também são periciadas pela equipe de Planejamento, em conjunto com a Defesa Civil do município, que solicitou o serviço ao setor após constatar a situação em algumas localidades que sofreram com as fortes chuvas que caíram no último feriado (Tiradentes: 21-4).
“Estamos reciclando nosso Plano de Contingência, por isso é necessário que todo o sistema seja analisado e uma resolução efetivada, possivelmente aí com parceria da Secretaria de Obras”, resume o coordenador da Defesa Civil na cidade, Adilson da Silva Pacheco.
O córrego da Santa Lúcia, que desemboca no Rio Tubarão, está entre os canais de escoamento vistoriados. O prefeito Dr. Vicente Costa acompanhou os trabalhos na terça. Outro ponto crucial fica na região da Estiva dos Pregos, onde há loteamentos sendo construídos e a demanda populacional terá um aumento significativo nos próximos anos.