O vídeo na Câmara de Vereadores de Nova Veneza viralizou quando os edis começaram a rir por causa dos prêmios oferecidos.
O resultado da rifa da fazendinha, feita para arrecadar recursos para a Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, foi divulgado ontem. A lista dos vencedores conta com 13 moradores de Santa Catarina, um do Paraná e outro do Rio Grandes do Sul.
“Não poderíamos trazer os animais para a escola, por isso imprimimos as imagens dos animais e produtos para representar todos os elementos que compõem a rifa e a nossa agricultura familiar”, conta Jussara Laíde Savio, diretora da escola.
O sorteio dos prêmios aconteceu por volta das 10 horas na quadra esportiva da escola. Cerca de R$ 100 mil foram arrecadados. "Com o dinheiro arrecadado] Nós vamos levar todos os alunos na pizzaria, vamos oferecer uma lembrancinha do Dia das Crianças e vamos fazer alguns contentos dos professores da escola. Ou seja, fazer a compra de material para uso pedagógico", explica a diretora.
A ação viralizou no mês passado, após uma parlamentar ler a lista de prêmios da rifa em uma sessão na Câmara de Vereadores. Durante a leitura, políticos caíram na risada. A cidade tem a economia baseada na agricultura e, por isso, na lista de prêmios estão porcos, ovos e uma tilápia.
Com 15 prêmios da agricultura familiar da cidade, mais de 48 mil números foram comprados pelo valor de R$ 2 cada. O sorteio contou com a participação dos alunos da instituição, além do prefeito da cidade, Rogério José Frigo, o vice-prefeito, Elzio José Ilanez, e o secretário de Educação municipal, Heriton Sandrini.
Além dos 15 vencedores, a rifa ainda presenteou mais uma pessoa com um prêmio extra, um debulhador de milho, usado para separar os grãos das espigas. Como boa parte dos prêmios são animais, a logística para a distribuição ficará a cargo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), segundo a diretora da escola.