Ex-presidente reafirma sua intenção de disputar o cargo, mesmo após decisão do TSE que o impede de concorrer até 2030.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na quarta-feira (16) que será o candidato da direita à Presidência da República nas eleições de 2026, mesmo estando inelegível até 2030. A declaração foi feita após o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sugerir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o principal nome do partido para a corrida presidencial.
Em entrevista ao canal Auri Verde Brasil, Bolsonaro afirmou: "Quero deixar bem claro, eu sei que não sou nada no partido, agradeço muito ao Valdemar, mas o candidato para 2026 é Jair Messias Bolsonaro." O ex-presidente também questionou sua inelegibilidade, citando sua participação em uma reunião com embaixadores e um ato com o pastor Malafaia como razões para a punição.
Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Bolsonaro inelegível por 8 anos, após ele criticar a segurança das urnas eletrônicas durante um encontro com embaixadores em julho de 2022, o que o impede de concorrer a cargos públicos até 2030.
#Bolsonaro #Eleições2026 #Inelegibilidade #PL #TSE