Domingo, 22 de setembro de 2024
Tubarão
30 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
15 °C
POLÍTICA

Cinco municípios elegeram novos prefeitos neste domingo

Confira resultados de eleição suplementar ocorrida em quatro estados.

Brasília - DF, 13/06/2021 21h42 | Atualizada em 13/06/2021 21h46 | Por: Redação | Fonte: G1 e G1SC
Irone foi eleito prefeito de Petrolândia. Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Eleitores de cinco municípios foram às urnas hoje para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro indeferido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP.

No município de Espera Feliz (MG), foi eleito Oziel Gomes, do Partido Social Democrata (PSD), com 5.484 votos (45,43%). O vice-prefeito eleito é o Sr. Edinho, do PSD.

Em Nova Prata do Iguaçu, Serginho Faust, do Partido Liberal (PL), foi eleito com 3.455 votos, que representam 51,09% dos válidos. Faust é servidor público municipal e tem 53 anos. O vice-prefeito eleito é Odair Pez, também filiado ao PL.  

O candidato Marquinho Turquinho, do Democratas (DEM), foi eleito neste domingo para prefeito de Campestre (MG). Ele obteve 5.790 votos, o que representa 50,7% dos votos válidos. Seu vice na chapa é Dr. Zenun, também do DEM.

Já em Sidrolândia (MS), a candidata Vanda Camilo do PP, ficou em primeiro lugar para a prefeitura, com 10.768 votos (52,4% dos votos válidos). A vice-prefeita eleita na mesma coligação é Rose Fiuza, do PP. 

Observadores internacionais

Em Santa Catarina pela primeira vez um pleito suplementar em Santa Catarina foi acompanhado por observadores internacionais integrantes de organizações não-governamentais de transparência eleitoral.

Os quatro observadores acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Eles vão preparar um relatório com percepções e eventuais sugestões. O TRE receberá o documento e poderá, se quiser, seguir as recomendações.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!