O programa prevê a promoção de um ambiente favorável à economia digital; o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira (8) o projeto de lei (PL) que visa estimular a implantação da tecnologia 5G da telefonia móvel em Santa Catarina. Também foi aprovado o projeto que amplia de 60 para 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débitos estaduais.
O PL 340/2021, do deputado Jair Miotto (União), institui o programa de estímulo à implantação das tecnologias de conectividade móvel no estado. A proposta foi aprovada com o voto contrário do deputado Marcius Machado (PL).
O programa prevê a promoção de um ambiente favorável à economia digital; o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G; o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.
O autor do PL explicou que os municípios terão um papel importante na implantação do programa. “Nesse projeto salientamos a importância de cada câmara de vereadores fazer a adequação da legislação municipal, já que essa tecnologia não precisa de tanta estrutura, de tanto espaço para funcionar, o impacto é bem menor”, disse.
Certidões
O PL 344/2020, do deputado Bruno Souza (Novo), amplia de 60 para 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débitos estaduais. O documento é exigido para que pessoas físicas e jurídicas comprovem que estão em dia com o Fisco estadual.
O autor lembrou que o prazo de 180 dias já é praticado pelo governo federal. “É um projeto muito simples, mas que pode ter um benefício significativo para a população de Santa Catarina, principalmente para quem enfrenta a nossa morosa burocracia. O empreendedor terá um prazo maior para poder comprovar sua regularidade”, explicou.
A iniciativa recebeu o apoio do deputado Nilso Berlanda (PL).