Mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027
Nesta quarta-feira (1º) começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. É quando os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos.
A sessão solene de posse dos deputados estaduais está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis.
O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
Às 9h20 teve início a sessão de posse dos deputados estaduais.
Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT).
Quadro que mostra a representação geográfica dos deputados estaduais eleitos. As regiões do Oeste/Extremo-Oeste e Vale do Itajaí/Foz do Itajaí contam com o maior número de representantes, sendo 9 cada.
Em entrevista ao repórter do ND Paulo Rolemberg, o deputado eleito José Milton Scheffer, falou sobre a retirada de sua candidatura à presidência da Alesc.
“Estou muito contente com a campanha pelo apoio que tive de grande número de parlamentares e pela receptividade dos deputados. Foi um grande aprendizado de política, mas chegou o momento em que temos que ter a grandeza de buscar a união em nome do parlamento para que no dia de hoje tenhamos uma grande festa da democracia.”
A expectativa é que ocorra um pequeno atraso no início da sessão solene, que estava marcada para as 9h. Neste momento, deputados, autoridades e convidados ocupam o hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e se preparam para a solenidade.