A renúncia do ex-prefeito e vice-prefeito abre caminho para a disputa acirrada entre vereadores; votação definida para a próxima segunda-feira
Em um momento político marcante na cidade de Tubarão, duas chapas foram protocoladas para disputar as eleições indiretas após a renúncia do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) e do ex-vice-prefeito Caio Tokarski (União Brasil). A votação está marcada para a próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, e será realizada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores.
Uma das chapas é liderada pelo atual presidente da Câmara, vereador Jairo Cascaes (PSD), candidato a prefeito, tendo como vice o vereador Moisés Nunes (PP). O adversário será José Luiz Tancredo (MDB), também vereador, que almeja o cargo de prefeito, com Denis Matiola (PSDB) como candidato a vice.
As eleições indiretas foram determinadas após a solicitação de renúncia de Ponticelli e Tokarski, ambos investigados na Operação Mensageiro. A carta de renúncia, encaminhada à Câmara em 10 de julho de 2023, foi prontamente aceita pelos parlamentares.
A reunião de segunda-feira será exclusiva para a eleição, com cada chapa recebendo até dez minutos para discursar antes da votação. O processo será nominal e aberto, com a chapa vencedora sendo aquela que obtiver a maioria simples dos votos (oito dos 15 votos totais). Em caso de empate, a idade do candidato a prefeito será o critério de desempate.
A posse dos eleitos ocorrerá imediatamente após a eleição, se estiverem presentes, ou em até dois dias se estiverem ausentes. A eleição será tornada sem efeito se os vencedores não forem empossados no prazo estipulado.
Este processo eleitoral atípico na cidade de Tubarão certamente será acompanhado de perto pelos cidadãos, já que reflete um momento político turbulento e a necessidade de estabilidade e liderança firme.
#EleiçõesIndiretas #Tubarão #PolíticaLocal #Prefeito #VicePrefeito #CâmaraDeVereadores #Renúncia