Com a data histórica de nomeação de prefeito e vice se aproximando, a cidade de Tubarão vive a incerteza de eleições indiretas sem chapas apresentadas até o último dia de inscrições
A cidade de Tubarão, em uma virada surpreendente e sem precedentes, enfrenta uma situação eleitoral atípica. O próximo dia 7 de agosto é marcado como uma data histórica, quando o município nomeará os novos prefeito e vice através das eleições indiretas. No entanto, com o prazo para a inscrição oficial das chapas terminando nesta sexta-feira (4), não foi apresentada nenhuma chapa concorrente até o momento.
Esta informação foi confirmada pela assessoria da Câmara de Vereadores de Tubarão, que está recebendo inscrições até às 19h de hoje. Após a finalização do prazo, em até 72 horas, serão publicadas as candidaturas no Diário Oficial da Câmara. Qualquer candidato impugnado terá 20 horas para apresentar defesa após a notificação.
A resolução do processo eleitoral não fornece uma norma para lidar com a ausência de inscrições. Entretanto, existe a possibilidade de o presidente do plenário abrir um novo prazo, embora isso ainda não esteja confirmado.
Essas eleições indiretas são inéditas em Tubarão, sendo oficializadas após as renúncias do ex-prefeito Joares Ponticelli (PP) e do vice Caio Tokarski (União Brasil), que estavam no último ano de sua segunda gestão. Ambos foram presos na Operação Mensageiro em fevereiro deste ano.
Os candidatos a essas eleições indiretas devem atender a pré-requisitos específicos, incluindo nacionalidade brasileira, exercício pleno dos direitos políticos, alistamento e domicílio eleitoral em Tubarão por pelo menos seis meses, filiação partidária por no mínimo seis meses, idade mínima de 21 anos e ser alfabetizado.
A eleição indireta ocorrerá no dia 7 de agosto na Câmara de Vereadores de Tubarão às 19h, com votação nominal e aberta por maioria simples do plenário. A situação única traz incerteza e expectativa à política local.
#Tubarão #EleiçõesIndiretas #PolíticaLocal #CâmaraDeVereadores