Terça-feira, 23 de junho de 2026 QUEM SOMOS CONTATO
Tubarão/SC
16 °C
10 °C
POLÍTICA

EUA classificam Mais Médicos como “golpe diplomático” e reforçam que sanções vão continuar

Embaixada americana afirma que todos os envolvidos na implementação do programa serão responsabilizados

Por Redação Brasília - DF Fonte: G1

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília publicou, nesta quinta-feira (14), uma mensagem em rede social classificando o programa Mais Médicos como um “golpe diplomático”. A declaração veio um dia após o governo norte-americano anunciar sanções contra dois brasileiros apontados como ligados à execução do programa.

Criado no governo Dilma Rousseff e retomado na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o Mais Médicos tem como objetivo ampliar o atendimento na rede pública, especialmente em regiões com escassez de profissionais. O projeto permitiu a atuação de médicos estrangeiros e, por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), trouxe médicos cubanos para trabalhar no Brasil.

Na quarta-feira (13), o governo dos EUA impôs penalidades a pessoas envolvidas na implementação da iniciativa. Já nesta quinta, a representação diplomática afirmou que “todos” os responsáveis serão punidos, sem indicar nomes ou prazos.

 

#MaisMedicos #EUA #Sancoes #Diplomacia #SaudePublica #MedicosEstrangeiros #OPAS #PoliticaExterna

 

Compartilhar:
ELISABET SEGUROS