Terça-feira, 23 de junho de 2026 QUEM SOMOS CONTATO
Tubarão/SC
16 °C
10 °C
POLÍTICA

Ex-governador de SP, Geraldo Alckmin se filia ao PSB e abre caminho para chapa com Lula

Alckmin é um dos fundadores do PSDB, partido que deixou no ano passado. Em Santa Catarina, senador Dário Berger deixa o MDB e diz ser candidato ao governo pelo PSB.

Por Redação Brasília - DF Fonte: G1

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se filiou na manhã desta quarta-feira (23) ao PSB. Com a entrada na legenda, Alckmin dá mais um passo em direção à formação de uma chapa com o ex-presidente Lula para a disputada da Presidência da República.

Em seu primeiro discurso após a filiação ao PSB, Alckmin defendeu o apoio do partido á candidatura de Lula e disse que o petista é, hoje, "aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro".

O ato aconteceu em Brasília, contou com a presença de políticos e parlamentares do PSB e do PT, e foi marcado por críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro. As negociações para que o ex-tucano e ex-adversário petista seja o vice de Lula nas eleições de 2022 vêm se desenrolando nos últimos meses.

Em entrevista na semana passada, Lula disse que ele e Alckmin estão em um processo de conversação. Apesar da resistência de setores do PT ao nome de Alckmin, as negociações estão avançadas. O ingresso de Alckmin no PSB se dá a dez dias do prazo limite para que candidatos que queiram disputar a eleição deste ano estejam filiados a um partido político.

PSB Catarinense

Em Brasília também o senador Dário Berger, ex- MDB, oficializou a entrada no PSB. Dário afirma que chega ao partido para ser candidato a governador e pretende ser a ala esquerdista de Santa Catarina. Depois da derrota no MDB, perdendo a condição de poder ser um dos protagonistas, Dário tem pela frente mais um embate, convencer o PT de ser vice na chapa com ele como candidato.

Compartilhar:
ELISABET SEGUROS