Pesquisa ouviu 800 pessoas entre 16 e 18 de outubro em 40 municípios catarinenses. Margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa Ipec (ex-Ibope) encomendada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (18) revela os índices de intenção de voto para governador de Santa Catarina. O candidato Jorginho Mello (PL) tem 59%, e o candidato do PT, Décio Lima, 26%. Este é o primeiro levantamento do instituto após o 1º turno.
Entre os eleitores catarinenses, 83% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.
Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 28% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.
Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 9% (veja mais abaixo). Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.
Votos totais
Resposta estimulada e única, em % de votos totais:
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre 16 e 18 de outubro em 40 municípios catarinenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sob o número SC‐08056/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR‐09340/2022.
Votos válidos
Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Jorginho tem 69% e Décio, 31%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:
Sobre a pesquisa
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.