Terça-feira, 23 de junho de 2026 QUEM SOMOS CONTATO
Tubarão/SC
16 °C
10 °C
POLÍTICA

Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

Candidato do PL derrotou o adversário Décio Lima (PT) e foi eleito governador de Santa Catarina no segundo turno das Eleições 2022

Por Redação Florianópolis - SC Fonte: ND MAIS

Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina neste domingo (30), dia do segundo turno das Eleições 2022. O pleito foi matematicamente definido com 76% das urnas apuradas. Com 70,69% dos votos válidos, Mello derrotou o adversário Décio Lima (PT), que obteve 29,31% dos votos. A vice-governadora é a Delegada Marilisa.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram 3,12% de votos nulos, 3,66% brancos e 4.219.122 de votos válidos em Santa Catarina.

Quem é o governador eleito Jorginho Mello?

Jorginho Mello nasceu em 15 de julho de 1956, em Ibicaré, Santa Catarina. Filho de Oscar dos Santos Mello e de Célia Maria Mello. Casou com Elizete de Jesus Freitas Mello. É pai de Bruno e Felipe Freitas Mello. É graduado em Estudos Sociais (Unoesc), Administração (Unisul) e Direito (Unisul).

Foi gerente e diretor do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), entre 1975 e 2002. Iniciou a vida política aos 18 anos, eleito vereador de Herval d’Oeste, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em 1976. Foi o mais jovem presidente de Câmara do Brasil, entre 1977 e 1978.

Também foi deputado estadual por três mandatos, entre 1995 e 2007, deputado federal de 2011 a 2019, quando se elegeu senador da República, exercendo o mandato até 2022.

Compartilhar:
ELISABET SEGUROS