Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Tubarão
31 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
31 °C
15 °C
POLÍTICA

Justiça nega revogação da prisão do Dr Vicente e substitui medida cautelar para secretário

Prefeito de Capivari de Baixo continua preso, enquanto secretário da Fazenda tem prisão preventiva substituída por medidas cautelares

Capivari de Baixo - SC, 30/06/2023 15h04 | Atualizada em 30/06/2023 15h04 | Por: Redação | Fonte: Engeplus

Na última quinta-feira, dia 29, a Justiça decidiu negar a revogação da prisão preventiva do prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, investigado na Operação Mensageiro. No mesmo julgamento, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) substituiu a prisão preventiva do secretário da Fazenda do município, Glauco Gazola Zanella, por medidas cautelares.

A defesa de Costa alegou, no pedido de revogação, que, nesta fase atual do processo, após o recebimento da denúncia e a oitiva das testemunhas, a ordem pública e a instrução criminal poderiam ser preservadas de maneira menos gravosa. Costa também prometeu que, caso fosse solto, renunciaria ao cargo de prefeito dentro de 48 horas. A defesa requereu a revogação da prisão preventiva, condicionada à comprovação da renúncia e propôs outras medidas cautelares.

No entanto, o pedido não foi acatado pela Justiça. Segundo a decisão, quando o Judiciário determina a prisão cautelar, não o faz por motivos políticos, e a promessa de renúncia do agente público não deve ser utilizada como uma "moeda de troca" em questões particulares.

Por sua vez, a defesa de Zanella argumentou que todas as testemunhas foram ouvidas e que o secretário não prejudicou as investigações, sendo que ele já foi exonerado do cargo e possui residência em Laguna. A defesa destacou que seis meses de prisão foram suficientes para preservar a ordem pública e que Zanella possui bons antecedentes.

A decisão judicial revogou a prisão preventiva do secretário e estabeleceu medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica pelo prazo de 180 dias, proibição de acesso à Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo e a qualquer testemunha, réu, investigado ou colaborador premiado da ação penal relacionada à Operação Mensageiro.

#Justiça #OperaçãoMensageiro #PrisãoPreventiva #MedidasCautelares #PrefeitoInvestigado #DecisãoJudicial

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!