O ex-gerente Regional da Saúde em Tubarão, Everson Barbosa Martins, assume a pasta com foco na modernidade do sistema ofertado ao público, além do prosseguimento à série de projetos da área, considerada carro-chefe da gestão.
O prefeito de Capivari de Baixo, Dr. Vicente Corrêa Costa, deu posse, hoje, aos novos integrantes do primeiro escalão do Executivo. A cerimônia simbólica contou com o prestígio de vários vereadores e da vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin.
O ex-gerente Regional da Saúde em Tubarão, Everson Barbosa Martins, assume a pasta com foco na modernidade do sistema ofertado ao público, além do prosseguimento à série de projetos da área, considerada carro-chefe da gestão. Na Educação, a professora e ex-diretora de Ensino do município, Marinélia Teresinha Bonelli Fernandes, comandará a Secretaria. Uma das macropropostas é transformar as cinco escolas municipais e nove Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede em pólos digitais, com internet disponível em todas as salas de aula e possibilidade de acesso às comunidades adjacentes.
No ato desta segunda, o prefeito ressaltou o fortalecimento da equipe de secretários. "São novos profissionais que somam e trazem as experiências necessárias às estratégias já traçadas para que o município se torne referência em diversos segmentos, como saúde, educação, cultura, esporte, planejamento urbano, turismo, economia e segurança", pretende o chefe do Executivo capivariense.
“Agradeço muito pelo convite aceito dos novos integrantes do time. Nosso grupo trabalha em conjunto. Só crescemos porque planejamos muito e operamos de maneira direta. Também não posso deixar de realçar a força da nossa Câmara de Vereadores, extremamente atuante e que também mira no desenvolvimento ordenado da nossa cidade”, reconhece Dr. Vicente. Ele ainda destacou e agradeceu o trabalho das ex-secretárias das pastas de Saúde e Educação, Andréa Paes e Lenir Willemann, respectivamente.
O que dizem os novos secretários?
Saúde - Everson Martins
“Estou ciente da expectativa da população em relação à saúde do município, e já estamos com a equipe pronta para pôr em prática as ações. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e precisa de uma equipe qualificada. Já montamos este grupo e queremos mostrar o resultado em médio e longo prazo, no entanto efeitos permanentes e que tragam segurança e qualidade ao capivariense. Sei da minha responsabilidade, da equipe e do nosso papel no processo. Não vamos medir esforços para atender as necessidades da população”.
Everson emenda agradecendo a confiança do prefeito Dr. Vicente e da vice, professora Márcia. “Neste primeiro momento, estamos juntando informações e planejando as ações. Temos um grande desafio, que é colocar o Pronto Atendimento (PA) em funcionamento 24 horas”, mira.
“O SUS está sofrendo uma pressão muito forte, pois, com a redução dos números de casos devido ao avanço da vacinação, as demandas eletivas reprimidas estão pressionando a saúde pública de todos os municípios brasileiros. Precisamos de calma e união nesse momento. Os profissionais de saúde vêm de um período intenso de trabalho e, agora, chegam as demandas eletivas reprimidas durante a pandemia. Lembrando que a imunização continua e pedimos para que o público siga tomando os cuidados de prevenção”, atenda Everson.
Educação - Marinélia Fernandes
“Primeiramente, quero fazer aqui o meu reconhecimento e gratidão pelo convite do prefeito Dr. Vicente e da vice-prefeita Márcia, para ocupar essa pasta tão importante. A confiança por eles, em mim depositada, será retribuída com muito trabalho, dedicação e lealdade! O desafio agora será o de aproximar ainda mais a Secretaria de Educação daqueles que são os usuários finais dos serviços, que são os alunos, pais e comunidade em geral. Por isso, faremos o que estiver ao nosso alcance para que as escolas sejam melhores servidas, para que nossos professores estejam motivados, qualificados e comprometidos com os objetivos do município, e contaremos com a competência daquelas professoras e professores, além das diretoras, secretárias e todos aqueles que, com muito esmero, já se dedicam à formação educacional da nossa gente”, destaca a secretária.
Marinélia ainda resume que um dos grandes focos é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Faremos isto diuturnamente. Seremos um time forte, trabalharemos juntos e entregaremos o ensino que os capivarienses merecem”, garante.
Currículos
Everson Martins completou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Santo André, no bairro homônimo, em Capivari de Baixo, e o Ensino Médio no Colégio Cedup Diomício Freitas, em Tubarão. É graduado em Gestão Pública e tem Pós-Graduação em Gestão Comercial. Martins atuou profissionalmente assessorando os deputados José Nei Ascari e Julio Garcia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), coordenou as ações do deputado federal Ricardo Guidi na região, onde neste período conseguiu mediar vários recursos à região da Amurel. Foi gerente Regional de Saúde no governo de Raimundo Colombo/Eduardo Moreira, pedindo sua exoneração no início de 2019.
Marinélia Fernandes é formada em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) desde 2004 e pós-graduada em História da Arte pela mesma academia, em 2006. No ano de 2005, começou a lecionar na EEB Teresa Martins Brito, em Capivari de Baixo, no mesmo ano atuou no Apoio Pedagógico da Rede Municipal. Entre 2008 e 2012, foi professora de História de escolas municipais. Dois anos depois, assumiu como secretária na Dom Anselmo Pietrulla. De 2014 a 2016, foi diretora do CEI Betildes Silva Xavier e, em 2017, foi diretora da creche Odacir Emitério de Oliveira, também em Capivari de Baixo. Nos dois anos seguintes (2018-2019), comandou o Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, função que exercia atualmente.