A proposta foi apresentada em Sessão Ordinária pela vereadora Rita de Cássia (PSD).
Em Sessão Ordinária, realizada ontem, a vereadora Rita de Cássia (PSD), apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 182/2021 que dispõe medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas de Tubarão.
Entre as ações a serem desenvolvidas, estão incluídas a realização de palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores. Além disso, o Poder Executivo Municipal deverá garantir o acesso imediato à atenção psicossocial das crianças, jovens e adolescentes em sofrimento psíquico agudo ou crônico, especialmente daqueles com histórico de ideação suicida, automutilações e tentativa de suicídio.
“Este projeto se inspira na Política Nacional de Prevenção da automutilação e do Suicídio do Governo Federal. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é a segunda causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. Por isso, precisamos combater os terríveis e alarmantes índices de depressão, automutilação e suicídio entre os jovens e começar a tratar esses assuntos nas escolas, também é fundamental”, destaca a vereadora.