Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
POLÍTICA

PSDB expõe divisão em prévias neste domingo para escolha do candidato do partido a presidente

Em modelo inédito, Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria disputam votos de filiados. Se nenhum dos postulantes obtiver maioria, está previsto segundo turno para o próximo domingo.

São Paulo - SP, 21/11/2021 12h00 | Atualizada em 21/11/2021 11h56 | Por: Redação | Fonte: G1
Arthur Virgilio, Eduardo Leite e João Doria, que disputam a candidatura a presidente pelo PSDB. Foto: Luis Macedo; Edilson Rodrigues; Jane Araújo

PSDB realiza neste domingo (21) as prévias do partido para definir quem será o candidato tucano na eleição para presidente da República em 2022.

A disputa se dá em meio a divergências internas. Segundo os organizadores, as prévias foram a solução encontrada para viabilizar a “unidade” partidária.

Ao todo, quase 45 mil filiados, entre militantes e detentores de mandato, devem votar em um dos três candidatos:

  • Arthur Virgílio, 76 anos, ex-prefeito de Manaus e ex-senador
  • Eduardo Leite, 36 anos, governador do Rio Grande do Sul
  • João Doria, 63 anos, governador de São Paulo

 senador Tasso Jereissati (CE) chegou a registrar o nome na disputa, mas acabou desistindo de concorrer. Esta será a primeira vez que o partido recorrerá à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

A adoção das prévias foi necessária porque o PSDB enfrenta uma divisão interna sobre quem deve ser o candidato e, apesar das tentativas de acordo, não houve consenso.

Tucanos afirmam que historicamente a legenda costuma ter mais de um postulante – como em 2010, com Aécio Neves e José Serra. No entanto, em nenhuma das ocasiões anteriores a escolha teve de ser definida no voto.

A votação está prevista para encerrar às 15 horas de hoje. A expectativa é que o resultado seja divulgado no fim da tarde. Se não houver maioria dos votos para um candidato, está previsto um segundo turno no próximo domingo (28).

Há duas maneiras de votação: presencial, por meio de urna eletrônica, e de forma remota, por aplicativo. Podem votar em Brasília detentores de mandatos (governadores, deputados federais e estaduais, senadores e prefeitos), além do presidente e dos ex-presidentes do PSDB.

O aplicativo será utilizado por vereadores e filiados de todo o país. Ao todo, 44,7 mil tucanos estão cadastrados para votar. O peso dos votos foi definido em grupos:

  • Grupo 1: Filiados
  • Grupo 2: Prefeitos e Vice-Prefeitos
  • Grupo 3: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%
  • Grupo 4: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais

Nos grupos 1, 2 e 4 primeiros grupos, os votos são divididos pelo total de eleitores do grupo e multiplicados por 0,25. No grupo 3, por 0,125.

O resultado final é a soma do resultado de cada grupo.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!