Em modelo inédito, Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria disputam votos de filiados. Se nenhum dos postulantes obtiver maioria, está previsto segundo turno para o próximo domingo.
O PSDB realiza neste domingo (21) as prévias do partido para definir quem será o candidato tucano na eleição para presidente da República em 2022.
A disputa se dá em meio a divergências internas. Segundo os organizadores, as prévias foram a solução encontrada para viabilizar a “unidade” partidária.
Ao todo, quase 45 mil filiados, entre militantes e detentores de mandato, devem votar em um dos três candidatos:
senador Tasso Jereissati (CE) chegou a registrar o nome na disputa, mas acabou desistindo de concorrer. Esta será a primeira vez que o partido recorrerá à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.
A adoção das prévias foi necessária porque o PSDB enfrenta uma divisão interna sobre quem deve ser o candidato e, apesar das tentativas de acordo, não houve consenso.
Tucanos afirmam que historicamente a legenda costuma ter mais de um postulante – como em 2010, com Aécio Neves e José Serra. No entanto, em nenhuma das ocasiões anteriores a escolha teve de ser definida no voto.
A votação está prevista para encerrar às 15 horas de hoje. A expectativa é que o resultado seja divulgado no fim da tarde. Se não houver maioria dos votos para um candidato, está previsto um segundo turno no próximo domingo (28).
Há duas maneiras de votação: presencial, por meio de urna eletrônica, e de forma remota, por aplicativo. Podem votar em Brasília detentores de mandatos (governadores, deputados federais e estaduais, senadores e prefeitos), além do presidente e dos ex-presidentes do PSDB.
O aplicativo será utilizado por vereadores e filiados de todo o país. Ao todo, 44,7 mil tucanos estão cadastrados para votar. O peso dos votos foi definido em grupos:
Nos grupos 1, 2 e 4 primeiros grupos, os votos são divididos pelo total de eleitores do grupo e multiplicados por 0,25. No grupo 3, por 0,125.
O resultado final é a soma do resultado de cada grupo.