Ao todo são 21 certidões, e a mais importante delas, a Previdenciária, foi justamente aquela cuja renovação foi confirmada nesta quarta-feira (19), processo este que ocorre a cada seis meses
O Município de Tubarão renovou nesta quarta-feira (19) as chamadas e conhecidas Certidões Negativas de Débitos, ou simplesmente CNDs, que são certificados de que a cidade está em dia com as obrigações, das mais variadas naturezas, frente a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia.
Ao todo são 21 certidões, e a mais importante delas, a Previdenciária, foi justamente aquela cuja renovação foi confirmada nesta quarta-feira (19), processo este que ocorre a cada seis meses. Em dezembro último, a prefeitura, através da secretaria de Gestão, enviou a documentação, e recebeu nesta quarta a renovação, ainda antes do prazo final. Este novo ciclo é válido por mais seis meses, até o dia 11 de julho próximo. “Em maio já iniciamos um novo processo de renovação, de modo a seguirmos nessa linha, essencial ao município, até o final do ano, e assim sucessivamente”, explicou o gerente financeiro Tarcísio Hekemeier. Além desta, existem mais 20 tipos de certidões, de periodicidade mensal e algumas diárias, acompanhadas constantemente pelas equipes da secretaria.
O prefeito Joares Ponticelli ressalta a importância de se manter sempre em dia as CNDs. “Isso demonstra a saúde financeira do município e é fruto de todo o empenho de nossa equipe. É uma ação de “meio”, mas que tem reflexos em todos os setores e ações fins do município”, comemora.
As CNDs – A Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome de determinada pessoa física ou jurídica.
A grosso modo, de forma simplificada, possuir as CNDs é o atestado de que o Município está com o “nome limpo”, ou seja, encontra-se apto e liberado para receber investimentos, recursos, financiamentos e demais formas de crédito e/ou de incentivos para o seu desenvolvimento e de sua população, sendo item indispensável à boa conduta da gestão como um todo.