Domingo, 22 de setembro de 2024
Tubarão
30 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
15 °C
POLÍTICA

Votação do impeachment dos respiradores contra Moisés será sexta

O relatório apura o valor de R$ 33 milhões dos equipamentos, que não foram entregues, e que até hoje não se sabe para onde foi a quantia.

Florianópolis - SC, 24/03/2021 16h20 | Atualizada em 24/03/2021 16h21 | Por: Redação | Fonte: Alesc
Decisão foi tomada em função do agravamento da pandemia e de decreto estadual sobre aglomerações. Foto: Bruno Collaço / Agência Alesc

Está confirmada para sexta-feira, dia 26, a sessão do Tribunal Especial de Julgamento para análise e votação do relatório sobre a denúncia contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), no pedido de impeachment referente ao caso dos respiradores. Em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19, o desembargador Ricardo Roesler, presidente do tribunal, determinou que a sessão seja realizada com a participação dos julgadores exclusivamente por teleconferência.

De acordo com despacho de Roesler, publicado no Diário Oficial da Assembleia de segnda-feira, a realização da sessão on-line respeita o Decreto Estadual 1.218/2021, de 19 de março, que veda a realização de eventos com aglomeração. A transmissão da sessão está mantida.

“Ainda que fosse desejável a realização de uma solenidade aberta, híbrida, quer pela importância do ato, quer pela democratização daquele espaço que o julgamento representa, segundo as autoridades sanitárias não há protocolo que assegure a integridade em ambientes herméticos para realização de um ato com tamanha magnitude”, escreveu o magistrado.

Na sessão, que começará a partir das 9 horas, os dez membros do tribunal, composto por cinco deputados e cinco desembargadores, vão discutir e votar o parecer da relatora, a desembargadora Rosane Wolff. No parecer, a magistrada recomendará o acatamento ou o arquivamento da denúncia contra o governador.

O tribunal apura a participação do chefe do Poder Executivo na compra dos 200 respiradores artificiais junto à Veigamed, com pagamento antecipado de R$ 33 milhões, em março do ano passado. Os equipamentos nunca foram entregues e o Estado ainda não recuperou o montante pago à empresa.

Caso o parecer da desembargadora recomende a aceitação da denúncia e seja aprovado pela maioria simples dos julgadores (ao menos seis votos favoráveis), Moisés será afastado temporariamente do cargo e seu julgamento terá sequência. Em qualquer outro cenário, a denúncia será arquivada e o caso, encerrado.

Informe Sul

Rua dos Ferroviários, 1600 Sala 02 - Oficinas - Tubarão / SC

 

Informe Sul © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!