Acontece a partir deste sábado (25), por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o Teste Mãe Catarinense, uma ação para todas as gestantes da rede pública e privada de Tubarão. A ação foi implementada no Estado de Santa Catarina em 2019, e agora, começa a ser realizada no município.
O serviço acontece na Policlínica, das 8 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia. O exame é feito na sala onde é feito o Teste do Pezinho. Após este sábado (25), o Teste da Mãe Catarinense continua sendo realizado normalmente, mas deve ser agendado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O teste realizado funciona como rotina do pré-natal e tem por objetivo garantir mais segurança às gestantes, o feto e os recém-nascidos, pois através do exame é possível identificar doenças que afetam o sistema hematológico. Ele pode ser feito em mulheres em qualquer período gestacional, preferencialmente, até o terceiro mês de gravidez.
O exame é um teste de sangue, coletado a partir de gotículas do dedo da mãe, que é encaminhado a um laboratório para análises. As doenças que podem ser identificadas são a Doença ou Anemia Falciforme e a Talassemia Major. Estas, podem causar gravidez de risco e levar a gestante a crises de dor, infecções e até mesmo causar parto prematuro.
Em caso de resultado positivo no teste, a gestante é devidamente encaminhada para orientações e acompanhamento. As doenças podem ser tratadas, e é importante ressaltar que o acompanhamento não deve ter interrupções. A gestante deve ser avaliada frequentemente pelo médico obstetra durante o pré-natal, além do hematologista e outros profissionais de saúde.
Para fazer o exame, deve-se comparecer ao local com a carteira do pré-natal, documento de identificação com foto, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e carteirinha de vacina. Além do teste, todas as vacinas do calendário de gestantes estarão disponíveis para serem realizadas.