A vacinação acontece em sistema drive-thru e vai até 21 horas.
Até agora, Tubarão recebeu mais de 2 mil doses da vacina contra a Covid-19. Foto: Marcelo Becker/Decom/PMT Depois de quase um ano praticamente fechados dentro de casa para se proteger da pandemia do coronavírus, os idosos acima de 90 anos saíram dos seus lares para tomar a vacina contra a covid-19, em Tubarão. Carmen Mendes Stapazzoli, de 92 anos, foi a primeira idosa a ser vacinada na Cidade Azul nesta sexta-feira (12), no estacionamento do Farol Shopping.
Com quase 100 anos, Francisca de Aguiar Gonçalves de 98 anos foi levada pela filha para receber a dose de imunização. Na blusa branca de bolinhas pretas, Dona Chica, como é carinhosamente conhecida, recebeu um adesivo especial. "Já estou protegida. Xô, corona", são os dizeres da lembrança, colocada pelas enfermeiras em cada pessoa que recebe vacina.
Quem também já está protegido é o Padre Raimundo Ghizzoni. Aos 95 anos, o religioso já soma mais de 70 anos de dedicação à Igreja Católica. A vacinação iniciou às 9 e vai até 21 horas, em sistema drive-thru. A expectativa é vacinar 500 idosos nesta nova etapa da imunização, que tem como público-alvo os idosos acima de 60 anos.
Aqueles que estão acamados serão imunizados em casa. O contato com as famílias para o agendamento são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É importante ressaltar que a 1ª fase ainda não encerrou no município. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), 60% dessa etapa já foi concluída.
Em clima de carnaval
E tem cores e alegria durante a imunização. Além da máscara, da luva e do jaleco branco, os profissionais de saúde estão com adereços carnavelescos."É para deixar o ambiente mais descontraído e animado", relatou uma enfermeira à redação do Informe Sul.
Veja abaixo imagens de como está a imunização na manhã desta sexta-feira (12).